Projeto

ECO-ESCOLAS

Educação ambiental para a sustentabilidade

Já somos uma Eco-Escola!

A EPV foi galardoada como Eco-Escola, no ano letivo 2021/2022, em resultado do trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade e da comunidade. (Ver Certificado)

O Programa Eco-Escolas é um Programa internacional coordenado pela Foundation for Environmental Education (FEE) implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) desde 1996. É implementado em todos os graus de ensino e em Portugal contou, no ano letivo 2021/2022, com a participação de 2045 escolas de diferentes regiões do país. 
O Programa pretende encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
São, também, preocupações deste Programa a disseminação de uma metodologia de abordagem das questões ambientais, inspirada na Agenda 21, para além da formação, enquadramento e apoio a muitas das atividades que as escolas possam desenvolver.
Com adesão ao Programa Eco-Escolas, a Escola Profissional de Valongo pretende garantir a participação dos/as formandos/as na tomada de decisões, promover uma cidadania responsável e contribuir para uma escola e uma comunidade mais sustentáveis.
Para potenciar este projeto, contamos com a parceria de entidades e associações do concelho, nomeadamente a Câmara Municipal de Valongo, a Junta de Freguesia de Campo e Sobrado e a Associação Jornada Principal que, em conjunto com toda a comunidade educativa, abraçam a causa ambiental.
A participação de todos/as é fundamental na luta pelo desenvolvimento mais sustentável. Contamos com todos/as nesta luta!

Portfólio Eco-Escolas EPV

Neste portfólio podemos encontrar um conjunto de atividades que permitiram sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância do ambiente e da sustentabilidade. Através destas atividades, conseguimos criar hábitos de participação e de cidadania, com objetivo principal de encontrar soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na escola e na comunidade.

Projeto Eco-Escolas EPV

"As Árvores da EPV"

Este projeto visa identificar todas as árvores que existem dentro do recinto escolar, através de um QR Code colocado junto a cada uma. Esse QR Code fará ligação a um Site, criado pelos alunos do curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. Visita esse site e fica a conhecer todas as árvores que existem na nossa escola!

Vídeo explicativo da metodologia do Programa Eco-Escolas –
os 7 passos.

Este website usa cookies para melhorar a experiência de navegação