Programa

ERASMUS+

Internacionalização da escola

Theatre of tolerance - 30 de novembro a 08 de dezembro/23 - Niedzica/Polónia

No âmbito da parceria entre a Escola Profissional de Valongo e a Associação Nó Górdio, um grupo de 8 alunos/as da Escola Profissional de Valongo e dois team leaders, participaram no projeto “Theatre of tolerance” do Erasmus+, no período de 30 de novembro a 08 de dezembro de 2023, em Niedzica, Polónia.

O projeto abrangeu um total de 40 participantes de quatro países: Polónia, Portugal, Estónia e Sérvia.

O grande objetivo deste projeto foi motivar os jovens a encontrarem uma resposta aos fenómenos perturbadores que vemos todos os dias emergir na Europa, cujas manifestações são a intolerância, o racismo, a xenofobia, a agressão e a violência dirigida contra as minorias étnicas.

Essa resposta foi apresentada à comunidade local através de uma peça de teatro trabalhada pelos jovens, assim como a produção de vários vídeos publicados nas redes sociais.

 

 

Make it Clickable - 01 a 08 de Out/23 - Zarautz/Espanha

No âmbito da parceria entre a Escola Profissional de Valongo e a Proacting – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e Empregabilidade, um grupo de 2 alunos da Escola Profissional de Valongo e uma team leader, participaram no projeto “Make it Clickable” do Erasmus+, no período de 01 a 08 de outubro de 2023, em Zarautz, Espanha.

O projeto abrangeu um total de 24 participantes de vários países: Espanha, Portugal, Lituânia, Macedónia, Polónia, Grécia, Eslováquia e Turquia.

Os objetivos desta mobilidade foram:

  • Ajudar os animadores juvenis a superar obstáculos técnicos e facultar orientações tendo por base experiências práticas sobre como ajudar os jovens no trabalho à distância; 

  • Promover a inovação do ensino a distância, mostrando-o como uma alternativa eficaz nas atividades de aprendizagem não formais;

  • Melhorar as competências digitais dos animadores juvenis e dos jovens trabalhadores;

  • Incentivar as organizações que prestam apoio a jovens a apostarem num trabalho de qualidade, com base na procura de melhorias constantes.

Youth Comp! - 01 a 09 de Jun/23 - Guimarães/Portugal

No âmbito da parceria entre a Escola Profissional de Valongo e a Proacting – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e Empregabilidade, um grupo de 6 alunos da Escola Profissional de Valongo, participaram no projeto “Youth Comp!” do Erasmus+, no período de 01 a 09 de junho de 2023, em Guimarães, Portugal.

O projeto abrangeu um total de 42 participantes de vários países: Portugal, Estónia, Chipre, Grécia, Croácia, Polónia e Holanda.

Os objetivos desta mobilidade foram:

  • Promover a capacitação de jovens através do desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida e adoção de pensamentos e atitudes empreendedoras;
  •  Promover a capacitação de jovens através de atividades de co aprendizagem, experimentação e descoberta de talento, com foco no empreendedorismo jovem tendo uma base formal e não formal;
  •  Promover a inclusão social de jovens, especialmente grupos sub-representados, através do desenvolvimento de oportunidades para os mesmos;
  • Promover o envolvimento e conexão dos jovens com o contexto europeu.

Get your Youth on - 08 a 16 de Mai/23 - Guimarães/portugal

No âmbito da parceria entre a Escola Profissional de Valongo e a Proacting – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e Empregabilidade, um grupo de 5 alunos da Escola Profissional de Valongo, participaram no projeto “Get Your Youth On” do Erasmus+, no período de 08 a 16 de maio de 2023, em Guimarães, Portugal.

O projeto abrangeu um total de 42 participantes de vários países: Portugal, Estónia, Finlândia, Dinamarca, Grécia, Suécia e França.

Os objetivos desta mobilidade foram:

  • Promover a capacitação de jovens através do desenvolvimento de competências de aprendizagem ao longo da vida e adoção de pensamentos e atitudes empreendedoras;
  • Promover a capacitação de jovens através de atividades de co aprendizagem, experimentação e descoberta de talento, com foco no empreendedorismo jovem tendo uma base formal e não formal;
  • Promover a inclusão social de jovens, especialmente grupos sub-representados, através do desenvolvimento de oportunidades para os mesmos;
  • Promover o envolvimento e conexão dos jovens com o contexto europeu.

Melting games - 10 A 17 de Out/22 - Liptód/Hungria

No âmbito da parceria entre a Escola Profissional de Valongo e a Associação Nó Górdio, um grupo de 4 alunos da Escola Profissional de Valongo, acompanhados por um team leader/professora, participaram no projeto “Melting Games” do Erasmus+, no período de 10 a 17 de outubro de 2022, em Liptód, Hungria.

O projeto abrangeu um total de 40 participantes de vários países: Portugal, Estónia, Letónia, Lituânia, Itália, Rep. Checa, Eslovénia e Croácia. 

Este intercâmbio de jovens proporcionou um espaço de aprendizagem sobre cultura, aprendizagem intercultural e jogos. 

Durante o intercâmbio, os jovens participantes tiveram a oportunidade de criar jogos com o objetivo de enfatizar a diversidade cultural. 

Esses jogos foram apresentados durante o Festival Tradicional de Girlsmarket em Pécsvárad.

 

You Do It! - 2 A 28 De Nov/21 - Amarante/Portugal

No âmbito da parceria entre a Escola Profissional de Valongo e a Associação Nó Górdio, um grupo de 12 alunos das turmas do 3º ano dos Cursos Profissionais, acompanhados por professores da Escola, participaram com outros 12 jovens da associação Young Folks da Letónia no projeto “You do it” do Erasmus+, no período de 22 a 27 de novembro de 2021, na cidade de Amarante.

Os jovens foram alojados na Casa da Juventude de Amarante.

Com o principal objetivo de empoderar os jovens nas áreas de empreendedorismo social, arteterapia e em dinâmicas de equipa.

Active Rural Youth - 2 A 11 Jul/21 - Agres/Espanha

No âmbito da parceria que a Escola Profissional de Valongo estabeleceu com a Associação Nó Górdio, um grupo de 9 alunos das turmas do 1º ano dos Cursos Profissionais e dois team leaders, participaram no período de 2 a 11 de julho de 2011 no Erasmus +, KA105 (Active Rural Youth), promovido pelo Ayuntamiento de Agres (Espanha) e com a Nó Górdio como parceiro português.

O projeto teve como principal objetivo empoderar os jovens em áreas rurais e oferecer a oportunidade de viver uma experiência intercultural com outros jovens da Europa. Com foco na participação dos jovens envolvidos, este intercâmbio promoveu essencialmente uma cidadania europeia ativa e transformadora nos jovens intervenientes.

O projeto abrangeu 37 participantes, entre os 13 e os 17 anos, da Croácia, Portugal e Espanha.

Este website usa cookies para melhorar a experiência de navegação