Escola Profissional de Valongo

A FORMAR PROFISSIONAIS

desde 1991

Historial

Conheça o nosso Historial A Escola Profissional de Valongo (EPV) foi criada em 1991, através do Contrato Programa celebrado entre o GETAP – Gabinete de Educação Tecnológica Artística e Profissional e a ACICV – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Valongo. Foi criada com o objectivo de preencher uma lacuna detectada na rede de oferta formativa do concelho. A sua origem advém, assim, da necessidade de satisfazer um território local/regional onde a formação profissional e, principalmente, a problemática da preparação de jovens para o mundo trabalho não existiam. Desta forma, tentou-se combater o insucesso, o abandono e o desinteresse escolar patentes, abrindo caminhos de mudança e de aperfeiçoamento dirigidos ao modelo de uma Escola Profissional. Por outro lado, pretendia-se, também, a promoção e integração social dos jovens, adequando a articulação do sistema educativo com a realidade exterior

Ler Mais »

Porquê escolher a EPV?

Na EPV vais encontrar:

Boas instalações

Sediada num edifício pensado para a formação, as salas onde se leccionam as disciplinas práticas estão equipadas com o equipamento/mobiliário específico dos cursos profissionalizantes.

Formadores qualificados

Para lecionar as disciplinas tecnológicas, a escola conta com um grupo de formadores que, simultaneamente, exercem a sua área profissional na área tecnológica dos cursos profissionalizantes.

Parcerias Estratégicas

A escola celebra protocolos e desenvolve parcerias com entidades de referência no mercado de trabalho e que são potenciais empregadoras.

Cultura, Visão, Missão E Valores EPV

Cultura

A Escola Profissional de Valongo tem uma cultura que assenta na exigência, relativamente ao desempenho de todos os colaboradores e partes interessadas; no da sua atividade; no respeito pelas normas inerentes ao sistema de gestão da qualidade; na observação dos direitos do homem; na defesa do ambiente e do património natural e construído.

Visão

Colocar à disposição da região uma Escola de excelência em formação, humanização e cultura que responda às necessidades educativas e formativas dos jovens, dos adultos e do tecido económico e social e às expectativas dos organismos que tutelam a formação profissional.

Missão

Potenciar o desenvolvimento dos seus formandos, promovendo o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais que lhes propiciem uma melhor inserção no mercado do trabalho; Privilegiar a transmissão de competências e conhecimentos que proporcione o espírito crítico, o dever de cidadania, contribuindo para a formação de jovens e adultos cada vez mais capazes de enfrentar uma sociedade em constante mutação.

Valores

a) Educar para a diversidade, respeitando as diferenças étnicas, religiosas, políticas e sexuais;

b) Valorizar a solidariedade, a tolerância e o sentido de cooperação para com os menos favorecidos, económica e socialmente;

c) Promover a igualdade no acesso a benefícios sociais, económicos, escolares e culturais;

d) Valorizar o trabalho como meio de sucesso pessoal e social;

e) Fomentar a liberdade de expressão;

f) Incentivar à participação cívica comunitária;

g) Promover hábitos de vida saudável;

h) Observar as regras de conduta;

i) Promover e premiar o mérito.

Este website usa cookies para melhorar a experiência de navegação