Projeto

EPV

Solidária

A Escola Profissional de Valongo, com base na sua responsabilidade social e nos objetivos estratégicos definidos no seu Projeto Educativo, decidiu implementar um projeto através do qual pudesse transmitir e desenvolver os conceitos de Solidariedade, Entreajuda, Compaixão, Partilha e Reconhecimento. Neste sentido, nasce o projeto EPV Solidária.

O EPV Solidária deu os seus primeiros passos, formalmente, no ano letivo 2019/2020, com a celebração de protocolos com entidades de cariz social, sem fins lucrativos. O objetivo é  disponibilizar gratuitamente aos utentes dessas entidades serviços de cuidados de beleza, de informática e redes sociais,  dinamizados pelos alunos da nossa escola:

– no caso dos serviços de cuidados de beleza, são prestados trabalhos de atendimento, penteados, coloração e tratamento de cabelos, no salão da nossa escola, mediante marcação prévia. A execução destes serviços são acompanhados pelos respetivos formadores.

– relativamente aos serviços de informática e de redes sociais, privilegiamos a partilha de conhecimento proporcionando o contacto inter-geracional. Os nossos jovens recebem adultos, de instituições parceiras, e nas nossas salas de informática, partilham conhecimentos relacionados com a informática – na ótica do utilizador e da criação e utilização de redes sociais (facebook e instagram).

Neste projeto, temos como parceiros: a Associação para o Desenvolvimento Integral da Cidade de Ermesinde, a Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa, a Associação para o Desenvolvimento Integral de Lordelo, o Centro Social e Paroquial Santo André de Sobrado, a Associação Viver Alfena, oCentro de Dia Mutualista de Valongo e a  Associação de Promoção Social e Cultural de Ermesinde.

Outras campanhas solidárias são desenvolvidas ao longo do ano letivo, revertendo sempre, a totalidade dos valores e/ou bens angariados para entidades como: “Coração na Rua” – Associação de Solidariedade; Centro de Acolhimento Mãe D’água – Misericórdia de Valongo; Centro Social e Paroquial Santo André de Sobrado.

Através de todas estas ações, o objetivo da escola é sensibilizar os jovens para a questão de ajudar o próximo, ser solidário, desenvolvendo no mesmo competências de Relacionamento Interpessoal e Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, de acordo com o perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.

Este website usa cookies para melhorar a experiência de navegação