Portefólio

Participações

Enriquecimento curricular

Projeto Phereclos

O Projeto PHERECLOS procura desenvolver novos ecossistemas educativos em que as escolas assumam um papel central no seio das suas comunidades e dessa forma promovam novas estratégias de abordagem STEAM no desenvolvimento de competências para o século XXI.

O Projeto pretende desconstruir fronteiras institucionais entre o espaço escolar e as comunidades, seguindo uma abordagem de Open Schooling na criação de novos percursos educacionais rumo ao ensino superior.

Projeto MEDEA

É o acrónimo para designar um projecto de MEDição dos campos Electromagnéticos no Ambiente, numa parceria entre a SPF e REN, Redes Energéticas Nacionais, realizado por alunos de várias escolas secundárias, profissionais e de ensino superior do País e que visa medir o campo elétrico e magnético no meio ambiente e promover o conhecimento da Física.

Pela 1ª vez, no 12ª edição – ano letivo 2020/21: a equipa ViziHertz Medea constituída por 4 formandos do curso Programador de Informática obteve uma Menção Honrosa.

Projeto Transforma TI

Concurso promovido pelo Município de Valongo e implementado pelo CDI Portugal, através do Centro de Cidadania Digital de Valongo no âmbito do Projeto Switch to Innovation.

Ao longo do projeto os participantes têm contacto com especialistas e mentores de empresas parceiras, possibilitando-lhes uma experiência completa de desenvolvimento de um produto: desde a sua conceção, ao desenvolvimento e à apresentação ao mercado do seu produto tecnológico com um FIM SOCIAL.

A EPV participu pela 1ª vez na 3ª edição, ano letivo 2020/21.

O aluno Rafael Conceição do 3º ano do curso profissional de Programador de Informática apresentou o projeto “Green”.

Esta solução mostra vários pontos onde os utilizadores podem colocar o lixo, marcarem com empresas especializadas para levantarem o lixo às habitações mediante um custo e, por fim, ainda têm acesso a dicas de DIY do que fazer com materiais recicláveis.

O aluno João Dias do 3º ano do curso profissional de Programador de Informática apresentou o projeto “My Carwash”.

É uma solução que faz a gestão dos estabelecimentos que limpam veículos, mostrando a sua qualidade, o seu preço e as informações do estabelecimento

Ambos foram projetos vencedores nesta edição.

Programa Apps for Good

Um programa educativo tecnológico, que desafia alunos do 5º ao 12º ano e professores de todas as áreas disciplinares a desenvolverem aplicações para smartphones ou tablets, mostrando-lhes o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades onde se inserem. Com uma metodologia de projeto e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os alunos têm oportunidade de experienciar o ciclo de desenvolvimento do produto e participar numa competição a nível nacional.

Os seus pilares fundamentais são: aliar tecnologia e cidadania ativa, capacitar os jovens para o futuro, transformar e inovar as práticas pedagógicas de ensino, criar escolas abertas à comunidade com ligação ao mundo real.

Olimpíadas da matemática

As Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática, são um concurso de problemas de Matemática, dirigido aos estudantes dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática.

Este website usa cookies para melhorar a experiência de navegação