Conheça

o nosso

Historial

A Escola Profissional de Valongo (EPV) foi criada em 1991, através do Contrato Programa celebrado entre o GETAP – Gabinete de Educação Tecnológica Artística e Profissional e a ACICV – Associação Comercial e Industrial do Concelho de Valongo.

Foi criada com o objectivo de preencher uma lacuna detectada na rede de oferta formativa do concelho. A sua origem advém, assim, da necessidade de satisfazer um território local/regional onde a formação profissional e, principalmente, a problemática da preparação de jovens para o mundo trabalho não existiam. Desta forma, tentou-se combater o insucesso, o abandono e o desinteresse escolar patentes, abrindo caminhos de mudança e de aperfeiçoamento dirigidos ao modelo de uma Escola Profissional. Por outro lado, pretendia-se, também, a promoção e integração social dos jovens, adequando a articulação do sistema educativo com a realidade exterior do mundo do trabalho.

Durante 8 anos a EPV desenvolveu a sua atividade direcionadas a públicos-alvo bem distintos, com níveis etários e académicos diferentes: 

  1. cursos profissionais (CP), para jovens com idade entre os 15 e 20 anos e com habilitações escolares mínimas do 9º ano, que após três anos de formação, obtinham dupla certificação – 12º ano de escolaridade e nível IV da CE; 
  2. formação para adultos, para activos empregados e desempregados em horário laboral e pós-laboral, qua após percursos diferenciados obtinham, também, a dupla certificação – 9º ou 12º ano e nível II ou IV da CE, respectivamente, ao abrigo dos programas Integrar, Profap, Formação/Emprego.
  3. programas transnacionais, ao abrigo do projecto Leonardo da Vinci, para jovens que terminavam o ensino profissional, nas áreas de Electrónica de Comando, Contabilidade, Assistentes de Gestão, Projectistas de Mobiliário e Sistemas de Informação.

Com a publicação do decreto-lei nº 4/98 de 8 de Janeiro, que veio estabelecer o regime de criação, organização e funcionamento de escolas e cursos profissionais no âmbito do ensino não superior, foi criada a Profival – Ensino e Formação Profissional, Lda. (Profival, Lda.) que passa a ser a entidade proprietária da EPV.

O objecto social da Profival, Lda. consiste na criação, manutenção e gestão de uma escola vocacionada para o ensino profissional e formação conexa, CAE 80421 – formação profissional (CAE 85591 rev.3).

Por força das alterações legislativas, a EPV obtém a Autorização Prévia de Funcionamento nº65 a 22/09/1999, emitida pelo Ministério da Educação / DREN, continuando a desenvolver cursos profissionais de dupla certificação e ainda:

  1. cursos de educação formação para jovens (CEF), para jovens com idade superior a 15 anos e com historial de insucesso escolar, que após percursos escolares de 1 ou 2 anos, obtinham dupla certificação ao nível do 9º ano e nível II da CE;
  2. cursos de especialização tecnológica (CET), para jovens com o 12º ano e certificação profissional, que após ano e meio de formação, obtinham certificação profissional de nível V da CE;

Paralelamente, a Profival, Lda. obteve a acreditação do Inofor / Ministério do Trabalho e da Formação que lhe permitiu desenvolver cursos:

  1. de certificação profissional para desempregados de longa duração, nas áreas de Ajudantes de Lar/Apoio Domiciliário, Amas e Escritório Electrónico;
  2. de curta duração, para activos, em horário pós-laboral na área da Informática
  3. de dupla certificação para desempregados, na área de Animador Sócio Cultural, todos financiados pelo programa Poefds.

Desde 2008, ao abrigo do programa Poph, a Profival, Lda/EPV também promoveu acções de formação:

  1. cursos de educação formação para adultos (EFA), para activos empregados e desempregados em horário laboral e pós-laboral, qua após percursos diferenciados obtinham, também, a dupla certificação – 9º ou 12º ano e nível II ou IV da CE, respectivamente;
  2. unidades de formação de curta duração (UFCD), que têm por destinatários adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos ou progressão no mercado de trabalho e, prioritariamente, sem a conclusão do ensino básico ou secundário.

No ano lectivo 2013/2014, até ao ano lectivo 2015/2016, os cursos de educação e formação para jovens (CEF) foram substituídos pelos cursos vocacionais, também para jovens com historial de insucesso escolar, que após percursos escolares de 1 ou 2 anos, obtinham certificação escolar ao nível do 9º ano.

A EPV/Profival, Lda. já diplomou cerca de 1.600 profissionais em diversas áreas de formação/cursos, tais como: Informática, Gestão, Banca e Seguros, Serviços Jurídicos, Projectistas de Mobiliário, Electrónica de Comando, Comércio, Artes Gráficas, Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade, Ambiente, Turismo, Auxiliares de Saúde, Cabeleireiro, Manicura-Pedicura, Assistente de Cuidados de Beleza, Serviços de Bar, Apoio Domiciliário, Ajudantes de Lar, Apoio Familiar e à Comunidade, Amas, Agentes de Acção Educativa, Geriatria, Logística, Segurança e Higiene no Trabalho, Cuidados de Saúde/1os Socorros, Desporto, Apoio à Gestão e regista uma taxa de empregabilidade na ordem dos 70 por cento.

A escola celebra protocolos e parcerias com empresas e instituições públicas para a realização da formação em contexto de trabalho (FCT). Esta relação tem sido produtiva, uma vez que muitos dos formandos ficam a trabalhar na empresa onde estagiam.

O sucesso da escola também se deve às excelentes instalações onde está sediada, apetrechada com o equipamento necessário às disciplinas dos cursos, nomeadamente da vertente tecnológica e ainda ao corpo docente, uma vez que, na sua maioria, os formadores têm, para além das habilitações académicas, experiência profissional na área tecnológica que lecionam.

Em Setembro de 2020, a Escola Profissional de Valongo foi certificada pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional) com a obtenção do Selo de conformidade EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais), por 3 anos (prazo máximo), o qual comprova que o sistema de garantia da qualidade da EPV está alinhado com o Quadro Europeu, com as políticas europeias, nacionais, regionais e locais para a Educação e Formação Profissionais (EFP).

O Selo de Garantia de Qualidade EQAVET, certifica que o ensino ministrado é de qualidade, implementando ações de melhoria fundamentais, resultantes da monitorização constante de indicadores como a conclusão do curso, o abandono escolar, a empregabilidade, o prosseguimento de estudos, etc. É assim um instrumento fundamental para a gestão da qualidade enraizada numa cultura de melhoria contínua.

Porque acreditamos, continuaremos a formar profissionais…

Este website usa cookies para melhorar a experiência de navegação