Mãe/EE de ex-aluna curso técnico auxiliar de saúde
A experiência vivida pela minha educanda, Catarina Almeida Nunes, na Escola Profissional de Valongo foi uma agradabilíssima surpresa e uma excelente oportunidade.
Uma agradável surpresa porque eu, e suponho que à semelhança de outros pais, inicialmente não tinha uma boa impressão daquilo que eram os cursos profissionais, pois achava que estes eram cursos mais direcionados para os alunos que não queriam prosseguir os seus estudos e que só pretendiam obter o certificado do 12º ano.
Mas, na realidade, não foi assim, mudei completamente a minha visão ao longo dos três anos de curso e posso dizer, com experiência de encarregada de educação, que o Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde, que foi o que a Catarina frequentou, é um curso com um elevado grau de exigência, quer a nível profissional, quer a nível pessoal.
Os docentes preparam os alunos para um nível superior, enriquecendo-os de conhecimentos específicos e gerais.
Além disso, nestes cursos existe a componente prática, que na minha perspetiva é uma lacuna de suma importância no ensino regular, que diferencia pela positiva os cursos profissionais. Porque a prática prepara-os para a vida quotidiana, que é o trabalho e no caso da Catarina, preparou-a para a componente prática atual. Ela estagiou no 12º ano, na Ordem do Terço, local em que aprendeu muito e onde fez muitas amizades.
Atualmente, a Catarina prosseguiu os estudos, está neste momento a frequentar o 2º ano de enfermagem e está a estagiar no Hospital Pedro Hispano, no Porto.
Por último, e não menos importante, queria agradecer a todos os Professores e Funcionários da Escola Profissional de Valongo, que foram para ela e consequentemente para mim, uma verdadeira família, preocupando-se sempre e até hoje com o seu bem-estar.