Escola Profissional de Valongo

EPV Colabora com a PROACTING no Projeto “I Have a Voice!”| 04.Jan.24

Em parceria com a PROACTING – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e Empregabilidade, a Escola Profissional de Valongo (EPV) está a colaborar no projeto “I Have a Voice!”. A iniciativa, financiada pelo programa KA154-YOU-FC04360E, tem como objetivo combater o défice de participação e cidadania democrática entre os jovens da União Europeia, incluindo aqueles com menos oportunidades.

A turma do 2º ano do curso de Cabeleireiro da EPV foi selecionada para participar no projeto, que decorrerá durante os anos letivos de 2023/2024 e 2024/2025, de setembro de 2023 a dezembro de 2024. Ao longo destes dois anos, serão realizadas 13 sessões no primeiro ano e 9 sessões no segundo ano, totalizando 22 sessões. A primeira sessão teve lugar, nas instalações da EPV, a 4 de janeiro.

As atividades do projeto incluirão:

  • Sessões Locais: Focadas no desenvolvimento de competências com base no Quadro de Referência das Competências para a Cultura Democrática.
  • Eventos Físicos: Destinados a promover a Participação Política, Associativa e/ou Cívica, com a presença de representantes destas esferas.
  • Eventos de Simulação: Oportunidade para os/as jovens experimentarem diferentes papéis e envolvimentos em processos de tomada de decisão nas várias áreas de participação na vida democrática.
  • Sessões de Trabalho: Atividade de reflexão final, onde os/as participantes partilharão conclusões, resultados e aprendizagens, refletindo sobre o seu desenvolvimento e a importância do projeto para o seu progresso.
  • Eventos de Disseminação: Com o objetivo de divulgar os resultados do projeto a decisores e agentes no terreno, visando promover novas oportunidades de capacitação e participação juvenil.

O “I Have a Voice!” procura não apenas sensibilizar os/as jovens sobre o seu papel na sociedade, mas também desenvolver habilidades para a participação democrática por meio da educação não formal. Este projeto ambicioso visa contribuir significativamente para o empoderamento e envolvimento ativo da juventude na construção de uma sociedade mais participativa e democrática.

Este website usa cookies para melhorar a experiência de navegação